Compostos orgânicos quaternários constituídos por:
- Carbono
- Hidrogénio
-Oxigénio
- Azoto
Podendo, no entanto conter outros elementos como o enxofre, o fosforo, o magnésio, o ferro e o cobre.
De acordo com a complexidade dos prótidos podemos classifica-los em:
- AMINOÁCIDOS: moléculas unitárias e mais simples neste conjunto de moléculas orgânicas.
Existem muitos aminoácidos no entanto apenas 20 entram na constituição dos prótidos e das proteínas.
São constituídos por um grupo amina, um grupo carboxilo, um átomo de hidrogénio e um radical que varia de molécula para molécula, todos eles ligados ao mesmo carbono.
Exemplos de aminoácidos:
Lisina; Triptodano; Histidina; Fenilalanina; Leucina; Isoleucina; Tereonina; Metionina-Cistina; Valina.
- PÉPTIDOS: Resultado da união de dois ou mais aminoácidos, através de uma ligação peptidíca.
Por cada ligação peptídica forma-se uma molécula de água pelo que o número de moléculas de água eliminadas é igual ao número de aminoácidos que intervêm menos um.
Dipéptidos: Péptidos formados por apenas 2 aminoácidos.
Tripéptidos: Péptidos formados por 3 aminoácidos.
Oligopéptidos: Cadeias de aminoácidos que contêm entre 2 e 20 aminoácidos.
Polipéptidos: Cadeias de aminoácidos formados por mais de 20 aminoácidos.
- PROTEÍNAS: Macromoléculas de elevada massa molecular, constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e possuem uma estrutura tridimensional definida.
Apresentam quatro níveis de organização:
- Estrutura Primária: Sequência de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
- Estrutura Secundária: Existem pontes de hidrogénio que se estabelecem entre os átomos que compõem as ligações peptídicas.
Folha pregueada: Cadeias da estrutura primária que se dispõem paralelamente e se unem por pontes de hidrogénio.
Hélice: Há enrolamento em hélice da cadeia polipeptídica devido ao estabelecimento de pontes de hidrogénio entre grupos amina e carboxilo de aminoácidos diferentes.
- Estrutura Terciária: A cadeia com estrutura secundária enrola-se e dobra-se sobre si mesma, tornando-se globular. As dobras são estabilizadas por ligações incluindo pontes de hidrogénio e de dissulfito predominantemente estabelecidas entre as cadeias laterais dos aminoácidos.
- Estruturas Quaternárias: Várias cadeias polipeptídicas globulares organizam-se e interagem estabelecendo ligações entre si.
Proteínas Simples/ Holoproteínas: Proteínas formadas apenas por aminoácidos.
Proteínas Conjugadas/ Heteroproteínas: Proteínas que contêm uma porção não proteica - Grupo Prostético.
Desnaturação: Quando as proteínas são submetidas a determinados agentes, como o calor, radiações, variação do pH e agitação, podem perder a sua conformação normal, o que é sempre acompanhado pela perda da estrutura tridimensional que leva à perda da sua função biológica. Este fenómeno é muito frequente pois as proteínas são mantidas por iterações fracas.
A desnaturação pode ser irreversível, mas em alguns casos na ausência do agente desnaturante, a proteína pode restabelecer a estrutura inicial.
Funções das proteínas:
- Função estrutural: Fazem parte da estrutura de todos os constituintes celulares.
Exemplo: Proteína - Queratina, localização - Cabelo, unhas, garras - Função enzimática: Actuam como enzimas em quase todas as reações químicas que ocorrem nos seres vivos.
Exemplo: Proteína - Pepsina, localização - suco gástrico - Função de transporte: Muitos iões e moléculas pequenas são transportados por proteínas.
Exemplo: Proteína - Hemoglobina, localização - sangue - Função hormonal/ reguladora: Muitas hormonas têm constituição proteica.
Exemplo: Proteína- insulina, localização - pâncreas - Função imunológica/ defesa: Certas proteínas altamente especificas reconhecem e combinam-se com substâncias estranhas ao organismo, permitindo a sua neutralização.
Exemplo: Proteína - anticorpos, localização - plasma, tecidos e secreções - Função motora/ contráctil: São os componentes maioritários dos músculos.
Exemplo: Proteína - miosina, localização - tecido muscular - Função de reserva alimentar: Algumas proteínas funcionam como reserva fornecendo aminoácidos durante o seu desenvolvimento.